Glaucoma atinge 60 milhões de pessoas em todo o mundo; médicos alertam para risco de cegueira

Saúde

Publicado em 26/05/2018 - 17:27 Por Juliana Russomano - Brasília

Vinte e seis de maio é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma e oftalmologistas por todo país fizeram, neste sábado (26), campanhas de conscientização sobre a doença, que em casos extremos, pode levar à cegueira.

 

De acordo com a Associação Mundial do Glaucoma, atualmente, cerca de 60 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas pela doença.

 

O oftalmologista Marcos Ferraz explica o que é o glaucoma e os principais fatores de risco.

 

SONORA: “Glaucoma, na verdade não é uma doença, é um grupo de doenças, mais prevalente após os 40 anos, é uma doença que atinge o nervo ótico causando uma perda progressiva e gradual da visão, e existem vários fatores de risco que causam essa doença, são pessoas que são mais predispostas, como pessoas de idade avançada, que tem histórico familiar de glaucoma, que são afrodescendentes, que apresentam a pressão intraocular, a pressão do olho, elevada… esses são os principais fatores de risco”.

 

O médico explicou, ainda, que o glaucoma é uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas, e que a melhor forma de prevenção é a avaliação com um oftalmologista. Mas ele dá dicas sobre hábitos que ajudam a prevenir…

 

SONORA: “É possível prevenir só que isso passa pela avaliação médica, existem alguns hábitos saudáveis, como alimentação saudável, atividade física, controle do diabetes e da hipertensão arterial também, ajuda a prevenir, mas claro que somente isso, não. Porque existem os fatores familiares, um histórico familiar muito intenso da doença, tem um maior risco de ser acometido, então o ideal é sempre realizar exames, pelo menos uma vez ao ano após os 40 anos”.

 

O tratamento pode ser feito com colírio, laser ou cirurgia para reduzir a pressão no olho e controlar o glaucoma. A doença não tem cura, mas pode ser controlado, com acompanhamento médico, o que reduz a possibilidade de perda da visão.

 

Com produção de Deogracia Pinto, da Rádio Nacional em Brasília, Juliana Russomano.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo