Símbolo da resistência, Província do Amazonas declarou abolição da escravatura em 1884

Resistência negra

Publicado em 12/05/2018 - 09:04 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

10 de julho de 1884. Quase quatro anos antes da princesa Isabel sancionar a Lei Áurea, a província do Amazonas declarava a abolição da escravatura. O documento foi assinado pelo governador Theodoreto Souto, mas é reflexo da luta de várias comunidades negras e abolicionistas do norte brasileiro. Entre elas, as comunidades quilombolas localizadas às margens do Rio Andirá, no baixo Amazonas.

 

Maria Amélia Castro faz parte de uma dessas comunidades. Ela é bisneta do fundador, Benedito Rodrigues da Costa, que veio da Angola para o Brasil na condição de escravo, traficado por portugueses e espanhóis. Benedito teria fugido a nado pelos rios do Amazonas.

 

Sonora: "Meu bisavô que meu avô contava, que meu pai contou, o meu avô também ainda tive a oportunidade em 69, tive a oportunidade de dizer pra gente que o pai dele tinha vindo da África junto com os portugueses e os espanhóis. Os espanhóis ficaram na entrada em frente à Barreirinha e ele, como negro Benedito, subiu o rio e ficou no rio Andirá onde ele casou com Jerônima e formou família.”

 

Maria Amélia completa 58 anos neste 13 de maio e, apesar da abolição da escravatura no Amazonas ser anterior a essa data, ela considera o marco importante para a luta negra como um todo.

 

Sonora: "Hoje é diferente. A gente não tem mais vergonha de dizer: 'eu sou negra'. Eu vim de uma negritude, de uma geração diferente, de uma geração de seres humanos já reconhecidos como pessoas."

 

As cinco comunidades quilombolas do Rio Andirá possuem escolas onde é obrigatório o ensino da história negra no Brasil. Adriane Nogueira, de 20 anos, estudou em uma delas e agora tenta passar no vestibular para medicina. Neta de Maria Amélia e descendente de Benedito, ela quer levar adiante o conhecimento que recebeu dos mais velhos.

 

Sonora: "Eu acho muito bonito o que a minha vó faz, corre atrás. Há muitas coisas que acontecem em volta disso, pessoas que não gostam de ver o reconhecimento sobre isso."

 

A comunidade quilombola do Muquém, em Alagoas, também luta para ensinar às novas gerações a história de resistência pela liberdade. Muquém fica ao lado da Serra da Barriga, onde durante quase 100 anos resistiu o quilombo dos Palmares. As crianças e adolescentes da comunidade participam de projetos de capoeira, percussão e dança. Thaís Patrícia Paulino, mais conhecida como Dandara, faz parte dos cursos de dança e já trabalha como guia de turismo.

 

Sonora: "É gratificante esse trabalho, por ser uma mulher palmarina a fazer esse trabalho, passar a história de Palmares, é um símbolo de resistência negra do mundo, não só do Brasil. Da parte do turismo que a gente tenta valorizar a cada dia."

 

Quase 200 anos antes do 13 de maio de 1888, Zumbi dos Palmares foi morto em Alagoas. Desde o ano passado, o quilombo liderado por ele é considerado Patrimônio Cultural do Mercosul como marco de luta pela liberdade.

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo