Morre no Pará mais uma criança com suspeita de raiva

Melgaço

Publicado em 03/06/2018 - 09:15 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Mais uma criança, dessa vez de 10 anos, morreu com suspeita de raiva humana no Pará. Já são 11 mortes relacionadas a doença no estado, desde o início do ano.


A criança faleceu na tarde de sexta-feira (1º). Ela estava internada no Hospital Santa Casa, em Belém.


A Secretaria de Saúde do Pará informou que foi realizada a coleta de sangue do paciente, mas ainda não saiu o resultado do exame confirmando o diagnóstico de raiva humana.


Até o momento, sete casos de raiva humana foram confirmados em laboratório, dos 14 notificados em Melgaço, município localizado no arquipélago do Marajó.


Das sete pessoas confirmadas, seis morreram e uma permanece internada. Algumas das mortes não puderam ser confirmadas em laboratório porque não foi feita a coleta de sangue.


Um paciente ainda segue internado com suspeita da doença, em estado grave, no Hospital Regional de Breves, no Marajó.


O paciente tem quadro semelhante aos demais, com sintomas como febre, dificuldade de respirar, dor de cabeça, dor abdominal e sinais neurológicos como convulsão, desorientação e sensibilidade a sons.


Esses sintomas aparecem devido à proliferação do RNA vírus do gênero Lyssavirus, no sistema nervoso, via corrente sanguínea.


A raiva humana é transmitida por mordida, lambida ou arranhões provocados por um animal infectado, geralmente morcegos.


No ano passado, duas crianças de uma mesma família morreram de raiva humana no Amazonas após serem mordidas por um morcego hematófago, ou seja, que se alimenta de sangue.


Um irmão das crianças sobreviveu, com graves sequelas. A raiva humana é uma doença de difícil tratamento e a principal forma de prevenção é a vacina, que não está prevista no calendário obrigatório.

Últimas notícias
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo