Brasileiros são denunciados por promover imigração ilegal de africanos

Crise Migratória

Publicado em 05/07/2018 - 17:05 Por Sayonara Moreno - Brasília

Dois brasileiros são alvos de denúncia do Ministério Público Federal, no Maranhão, por terem conduzido embarcação irregular com imigrantes da África, em maio deste ano. Ambos navegavam com 25 estrangeiros vindos do continente africano, sem atender as leis e sem registro de entrada no Brasil.

 

Segundo o MPF, cinco dos imigrantes prestaram depoimento à Polícia Federal e disseram ter pago pela viagem, que começou quase um mês antes, em Cabo Verde, na África. Eles ainda disseram que seguiam em direção a Areia Branca, município do Rio Grande do Norte. Mesmo pagando pela viagem, eles contaram que ficaram sem comer e sem beber água durante vários dias. Os denunciados, um baiano e o outro capixaba, teriam, então, colocado a vida e a saúde dos passageiros em risco.

 

O MPF apurou também que a embarcação utilizada, um catamarã, não é adequada para travessias por oceanos e entre continentes, além de apresentar situação precária, o que oferecia risco até para outras embarcações. O MPF concluiu que os fatos apurados configuram prática de crime para obtenção de vantagem econômica.

 

Os dois denunciados devem responder por promoção de migração ilegal, perigo para a vida de outras pessoas e atentado à segurança do transporte marítimo. Além de responderem criminalmente, devem devolver o total de R% 87 mil, arrecadados com os pagamentos das viagens, pelos 25 homens.

 

A embarcação estava à deriva, quando encontrada pelas autoridades, próximo à costa do Ceará. Os viajantes apresentavam desidratação e pressão elevada disseram à polícia que não tinham condições dignas de vida e trabalho nos países de origem, no continente africano. A regularização deles no Brasil é acompanhada pela Defensoria Pública da União. O órgão informou que eles pedem reconhecimento da situação de refugiado e os documentos pessoais, incluindo Carteira de Trabalho, estão sendo expedidos.

 

Com a situação provisória dos 25 imigrantes, a DPU disse, em nota, lamentar a falta de regulamentação da Lei de Imigração, o que, segundo o órgão, causa insegurança e prejuízos aos estrangeiros.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo