História Hoje: Conheça a trajetória do cosmonauta soviético Leonid Kizim

História Hoje

Publicado em 05/07/2018 - 07:00 Por Apresentação Carmen Lúcia - Brasília

Trezentos e sessenta e quatro dias no espaço...Quase um ano em órbita!! O feito é do cosmonauta soviético Leonid Kizim, que bateu esse recorde em cinco de julho de 1986.

 

Foi durante a sua terceira missão, no comando da Soyuz T-15, quando ativou a primeira estação espacial que operou na órbita baixa da Terra.

 

Kizim teve a vida dedicada ao espaço. Ganhou vários prêmios pelas missões fora do planeta.

 

Ele nasceu em 5 de agosto de 1941, em Oblast de Donetsk, hoje Ucrania.

 

Primeiro atuou como piloto de teste da Força Aérea. Só em outubro de 1965, foi selecionado como cosmonauta. A subida ao espaço pela primeira vez veio 15 anos depois, a bordo da nave Soyuz T-3.

 

A Soyuz foi uma grande parceira do cosmonauta. A bordo dela foram quatro missões, em um total de 374 dias 17 horas e 36 minutos.

 

Além de atingir o recorde no espaço, por duas vezes foi condecorado como Herói da União Soviética e três vezes com a Ordem de Lenin.

 

Há quem diga que  Kizim também teria visto anjos no céu ou figuras alienígenas, durante uma missão com outros 5 tripulantes no voo 155, em 1985.

 

A história é que a nave foi envolvida em um gás laranja. Todos perderam temporariamente a vista e ao recobrarem os sentidos visualizaram setes seres enormes do lado de fora. As figuras pareciam humanas, mas com asas e um halo brilhante.

 

Ao voltar à Terra,  a tripulação foi submetida a testes médicos e psicológicos. O caso teria sido arquivado como CONFIDENCIAL.

 

Leonid Kizim se aposentou em junho de 1987, após 32 anos de serviços. Morreu em Moscou em 2010, aos 68 anos, como herói...

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo