CPI no Pará ouve líderes comunitários sobre vazamento de rejeitos em Barcarena

Barcarena

Publicado em 20/08/2018 - 09:12 Por Juliana Cezar Nunes - Brasília

Nesta segunda-feira (20), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Pará, que investiga danos ambientais em Barcarena, promove uma reunião aberta para ouvir testemunhas e representantes de comunidades da região.


Lideranças que não falaram nas oitivas anteriores terão prioridade na ordem de depoimentos. Nas últimas audiências, foram ouvidos funcionários da empresa Hydro Alunorte.


Os nomes dos servidores da empresa são mantidos em sigilo porque eles teriam fornecido detalhes sobre o vazamento de rejeitos químicos da empresa, no rio Pará, em fevereiro deste ano.


Este mês, o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Pará (MPE) apresentaram uma proposta de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ao governo paraense e à empresa Hydro Alunorte.


O objetivo do acordo é garantir medidas emergenciais para cessar danos socioambientais possivelmente causados pelo vazamento na planta industrial da empresa, em Barcarena.


Entre as medidas propostas para o governo do Pará estão a suspensão de todos os licenciamentos na área do Distrito Ambiental de Barcarena até a identificação das comunidades tradicionais existentes na região.


Para a empresa Hydro Alunorte, os procuradores e promotores solicitam o pagamento imediato de R$ 28 milhões em multas, até 10 dias após a assinatura do acordo.


Em nota, a empresa afirma ter conhecimento do depoimento dos funcionários na CPI da Assembleia Legislativa e diz que avalia os termos do acordo apresentado pelo Ministério Público.


A Hydro Alunorte não reconhece a ocorrência de qualquer vazamento ou transbordo de suas bacias e depósitos de resíduos sólidos, em Barcarena.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo