Levantamento do Conselho Federal de Medicina revela situação precária nos postos de saúde do país

Fiscalização

Publicado em 02/08/2018 - 18:40 Por Dayana Vitor - Brasília

Muitos postos de saúde do Brasil têm problemas de infraestrutura, condições inadequadas de higiene, ausência de medidores de pressão e até termômetros. Equipamentos para atender casos de emergência como uma parada cardíaca faltam em diversas unidades básicas de saúde.

 

Todos esses dados foram coletados em levantamento do Conselho Federal de Medicina, divulgado nesta quinta-feira. No período de janeiro de 2014 a dezembro de 2017, os Conselhos Regionais de Medicina visitaram quase cinco mil postos de saúde, ambulatórios, CAPS - Centro de Atenção Psicossocial e clínicas de saúde da família.

 

Os itens para atendimentos iniciais em casos de emergência foram os que mais estavam em falta pelos postos do Brasil durante as fiscalizações. Em quase 70%, não havia máscara para manejar as vias aéreas. Em mais de 60%, não existia desfibrilador para paradas cardíacas ou cânulas de desobstrução das vias aéreas, entre outros materiais importantes para salvar a vida de uma pessoa.

 

Instrumentos básicos para atendimentos simples como termômetros, medidores de pressão não existiam em cerca de 10 % a 20% dos postos fiscalizados. Outros materiais fundamentais também não foram encontrados como explica o presidente do Conselho de Medicina, Carlos Vital:

 

Entre 50 a 30 % das unidades básicas de saúde não existiam equipamentos para exames de visão, auditivos ou para ler radiografia.

 

Para melhorar os atendimentos na saúde pública do país, o presidente da Associação Médica Brasileira, Lincoln Ferreira, argumenta que seria necessário criar uma lei sanitária.

 

Em nota, o Ministério da Saúde disse que a responsabilidade sobre a estrutura e equipamentos das unidades básicas de saúde é dos estados e municípios.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo