Área do aterro sanitário de Brasília deverá ser ampliada em mais 71 hectares

Meio Ambiente

Publicado em 12/09/2018 - 15:33 Por Dayana Vitor - Brasília

A vida útil do aterro sanitário de Brasília que é de 13 anos poderá ser ampliada para 35 anos. Isso deve ocorrer, pois o SLU e a Terracap podem assinar, ainda neste mês, um contrato para expansão da área que recebe rejeitos de todo o DF. Hoje, o local possui 72 hectares e com a assinatura do contrato passará a ter mais 71 hectares. O diretor-adjunto do SLU, Paulo Celso dos Reis, detalha a negociação.

 

No entanto, a professora do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB, Isabel Zanete, afirma que a ampliação da vida útil do aterro não é suficiente.

 

Diariamente quase duas mil e trezentas toneladas de lixo, não reciclável, são encaminhadas para o Aterro de Brasília e com a expansão da área, essa capacidade será dobrada também.

 

Com o aumento da área útil do aterro, o SLU pretende produzir energia elétrica, já que mais rejeitos serão depositados e mais gás metano produzido. Essa ideia ainda está no papel, mas deve ser colocada em prática em 2019, como explica o diretor adjunto do SLU, Paulo Celso Reis.

 

O aterro possui cinco camadas de argila e uma camada de plástico de alta densidade para proteger o solo de contaminação. Mas mesmo assim, o local produz chorume, líquido escuro e contaminado, que é encaminhado para tratamento da Caesb e o gás metano produzido é queimado para diminuir os impactos ambientais.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo