Viva Maria: Como no vale-tudo de Odete Roitman, Brasil mostra sua cara e 'mata' seu mais amado museu

Viva Maria

Publicado em 06/09/2018 - 09:21 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

O Brasil que parou diante da TV no último capítulo da novela Vale Tudo de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères se despede hoje de Beatriz Segall, para sempre lembrada por sua interpretação como Odete Roitman.

 

Trinta anos depois de sua estreia, Vale tudo se mantém como uma obra atemporal. Sua trilha de abertura, feita por Cazuza, na voz de Gal Costa, é autoexplicativa!

 

Brasil mostra tua cara! Já sabemos quem matou Odete Roitman, mas, no Brasil de 2018, cabe perguntar quem matou o museu mais amado do nosso país.

 

E quem certamente tem a resposta para essa indagação é Adriana Facina, historiadora e antropóloga, professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Seja muito bem-vinda, Adriana!

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo