Alunorte vai retomar produção de refinaria na cidade paraense de Barcarena

Barcarena

Publicado em 09/10/2018 - 20:53 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

Uma autorização do Ibama para que a Alunorte use novas tecnologias para processar resíduos da bauxita levou a empresa a decidir pela retomada da produção com 50% da sua capacidade.


A atividade na refinaria localizada em Barcarena terá a supervisão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará. A retomada será gradativa e deve chegar à meta em duas semanas.


Em nota, a Alunorte diz que a mina de bauxita de Paragominas também vai retomar suas atividades. Juntas, as duas unidades empregam cerca de cinco mil pessoas.


Na semana passada, a empresa foi questionada pelo governo do Pará e pelo Ministério Público por anunciar a suspensão de suas atividades sem diálogo com os órgãos públicos.


A justificativa da Alunorte era falta de capacidade de processamento e armazenamento de resídios em decorrência de restrições impostas a partir de decisões judiciais.


De acordo com o Ministério Público, em fevereiro deste ano, após fortes chuvas, houve vazamento de rejeitos dos depósitos da refinaria de alumina, em Barcarena.


A Alunorte nega que isso tenha ocorrido, mas passou a adotar algumas medidas preventivas e a se comprometer com projetos de compensação socioambiental. Umas das medidas preventivas é a operação com 50% da capacidade.


Um termo de ajustamento de conduta determina que a empresa faça melhorias técnicas e realize auditorias. Também ficou estabelecido o pagamentos de cartões de alimentos para famílias que vivem na área hidrográfica do rio Murucupi.

 

Nesta terça-feira, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Pará anunciaram nova audiência pública em Barcarena. O evento está marcado para a próxima terça-feira, dia 16.

 

O objetivo da audiência é informar a comunidade e receber críticas ou sugestões sobre a atuação dos promotores e procuradores para reduzir os impactos socioambientais das atividades da Alunorte na região.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo