FAO dá visibilidade a mulheres rurais que trabalham com agricultura sustentável

Mulheres Rurais

Publicado em 16/10/2018 - 11:46 Por Juliana Cezar Nunes - Brasília

A FAO, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, encerrou nessa segunda-feira (15), Dia da Mulher Rural, os 15 dias de ativismo pelos direitos das mulheres rurais e indígenas.

 

Foram realizadas atividades para empoderar e informar as mulheres que são responsáveis pela renda de 42% das famílias do campo no Brasil. Ainda assim, somente 20% delas são proprietárias das terras onde trabalham.

 

O tema da campanha deste ano foram os objetivos do desenvolvimento sustentável, estabelecidos pela ONU. A FAO buscou dar visibilidade para mulheres rurais e indígenas que contribuem para promover a agricultura sustentável.

 

No Brasil, o Ministério do Desenvolvimento Agrário é parceiro da iniciativa. Geise Mascarenhas coordena a campanha e diz que é preciso aprofundar a divulgação de informações sobre os direitos das mulheres do campo.

 

"A gente está trabalhando muito ativamente temas que são muito fortes que as mulheres têm. Nos surpreendeu muito que elas ficassem se perguntando se tem direito ao ócio ao lazer. São coisas que nos tocam muito."

 

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) destaca a importância de se garantir a segurança das mulheres rurais e indígenas. Em 2017, 71 pessoas foram assassinadas em conflitos do campo. Márcia Palhano, da CPT no Maranhão, afirma que muitas mulheres vivem sob ameaça.

 

 "Uma das demandas mais fortes nas comunidades tradicionais, onde trabalhamos com mulheres quilombolas, quebradeiras de coco, ribeirinhas, é o direito de existir. Existe uma negação dessas realidades por parte dos governos. Eu acho que um direito que se grita hoje é o direito dessas comunidades existirem, dos seus modos de vida sejam respeitados, as suas culturas."

 

Para conhecer as histórias das mulheres rurais e indígenas que fizeram parte da campanha da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, acesse o site www.fao.org/brasil.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo