Informações publicadas pela Hydro Alunorte são contestadas por Ministérios Públicos no Pará

Pará

Publicado em 05/10/2018 - 15:34 Por Maíra Heinen - Brasília

Após a decisão da Hydro Alunorte de suspender totalmente as operações em Barcarena e em Paragominas, no Pará, os Ministérios Públicos Federal e Estadual publicaram uma nota em que contestam informações publicadas pela empresa.

 

A refinaria informou, no início da semana, que a suspensão das atividades se deve à decisão judicial que impede o uso de nova área de depósito, que poderia ampliar a capacidade de armazenamento de resíduos.

 

O MPF e o MP do Pará ressaltaram, em nota, que se a Hydro Alunorte sabia que a vida útil do primeiro depósito de rejeitos estava chegando ao fim, deveria ter se programado para licenciar completamente o segundo depósito.

 

No entanto, segundo os órgãos, a empresa não providenciou esse licenciamento e, sem licença válida, o depósito não pode ser utilizado. A nota também destaca que o licenciamento é uma exigência das leis ambientais brasileiras, que não preveem qualquer exceção.

 

A decisão da Hydro também causou surpresa ao governo do estado, já que, no dia 5 de setembro, um Termo de Ajustamento de Conduta foi assinado entre a empresa, o MPF e Secretaria Estadual de Meio Ambiente. O TAC prevê ações conjuntas nas áreas ambiental e social.

 

Um laudo do Instituto Evandro Chagas comprovou que, em fevereiro deste ano, após fortes chuvas, houve vazamento de rejeitos na refinaria de Barcarena, que causaram contaminação ambiental.

 

A Hydro nega o ocorrido, mas, desde março, reduziu em 50% as operações nas duas unidades.

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo