Justiça determina demarcação de terra para o Povo Avá-Canoeiro em Tocantins

Tocantins

Publicado em 31/10/2018 - 20:41 Por Renata Martins - Brasília

Justiça determina que Funai demarque terra indígena no Tocantins para o povo Avá-Canoeiro em até um ano.

 

A decisão da Justiça Federal acolhe pedido do Ministério Público Federal. Para o MPF, há uma demora excessiva e injustificável por parte do governo brasileiro para demarcar Terra Indígena Taego Ãwa. (“ta-ego-aun-á”).

 

O relatório que identificou e delimitou a terra indígena foi finalizado em 2012. Quatro anos depois, uma Portaria do Ministro da Justiça declarou a terra de posse permanente do grupo indígena Avá-Canoeiro do Araguaia, de cerca de 28 mil hectares.


O próximo passo seria a demarcação física de responsabilidade da Funai – Fundação Nacional do Índio, mas o processo está parado.

 

A decisão judicial aponta que existe perigo na demora ao demarcar a terra, pois os Avá-Canoeiro do Rio Araguaia foram realocados na década de 1970 em terras de seus inimigos históricos, os Javaés.


A antropóloga Patrícia de Mendonça coordenou o grupo técnico de estudos da Funai que fez a identificação e a delimitação dessa terra. Patrícia relata que os Avá-Canoeiro são conhecidos pela literatura histórica como o povo mais guerreiro do Brasil Central que nunca aceitou o contato pacífico com o branco e por isso foram massacrados.

 

De acordo com a antropóloga, mesmo tendo sido retirados da área em que viviam na outra margem do rio Javaes, os avá-canoiero nunca deixaram de ir até o local, onde seus ancestrais estão enterrados. Com a iminência da demarcação os indígenas passaram a ser ameaçados por assentados que estão na área.


Sem poder plantar, caçar ou pescar, na terra da etnia rival, os índios avá-canoiero chegaram a morrer de fome. Atualmente, eles recebem benefício da União para poder sobreviver até que possam retorna a sua terra.


A Funai afirmou que como a questão está judicializada quem se pronuncia sobre o caso é a  Advocacia-Geral da União. A AGU informou que foi intimada da decisão essa semana e que estuda uma a eventual interposição de recurso.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo