Lideranças comunitárias de Barcarena vão monitorar medidas ambientais adotadas pela Hydro Alunorte

Barcarena

Publicado em 17/10/2018 - 11:26 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado do Pará promoveram nesta terça-feira (16) uma audiência pública em Barcarena.

 

O objetivo era ouvir a população sobre o Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta assinado pela empresa Hydro Alunorte.

 

As lideranças comunitárias foram convidadas a participar do comitê que vai acompanhar a implementação, por parte da Hydro, de medidas para reduzir os impactos socioambientais da produção de alumínio.

 

O procurador do Ministério Público Federal no Pará, Felipe Moura Palha, afirma que enquanto essas medidas não forem executados pela Hydro a empresa terá que continuar operando com 50% da sua capacidade.

 

Sonora: "O único caminho viável para a retomada das atividades da empresa é o cumprimento integral das cláusulas do TAC. Vamos saber com segurança científica que a empresa cumpre todas as normas ambientais e se ela cumpre as condicionantes socioambientais para o o empreendimento funcione."

 

O Ministério Público responsabiliza a Hydro Alunorte pelo vazamento de rejeitos de bauxita nas águas da região em fevereiro deste ano.

 

A empresa nega que o transbordo tenha ocorrido, mas concordou em contratar uma auditoria independente, avaliar a qualidade dos rios e do solo em Barcarena.

 

As comunidades locais serão submetidas a exames clínicos e devem ser ressarcidas por possíveis impactos da atividade da refinaria.

 

Neste mês, a Hydro chegou a anunciar a suspensão total das atividades em Barcarena e Paragominas, mas voltou a produzir com 50% da capacidade depois que foi autorizada pela Justiça a utilizar uma nova tecnologia de filtragem de resíduos.

 

A refinaria emprega cerca de cinco mil pessoas.

 

O Ministério Público do Trabalho acompanha a situação dos trabalhadores, que já tiveram a jornada reduzida.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo