MPT do Pará instaura inquérito para acompanhar impactos de mudanças nas unidades da Hydro Alunorte

Pará

Publicado em 10/10/2018 - 20:36 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

Representantes da empresa Hydro e do Ministério Público do Trabalho Pará se reuniram esta semana para tratar da situação dos trabalhadores da empresa nas unidades de Barcarena e Paragominas. No início do mês, a Hydro chegou a anunciar a suspensão total das atividades, mas depois de conseguir uma licença de operação do Ibama anunciou a retomada de 50% da produção.

 

Ainda assim, os promotores estão preocupados com os cerca de 5 mil empregos diretos e 5 mil empregos indiretos mantidos pela produtora de alumínio. A empresa Hydro diz que não está descartada a possibilidade de demissões. Já foram adotadas medidas como concessão de férias coletivas, utilização de banco de horas, suspensão de contrato de trabalho e redução de jornada.

 

Em diálogo com o Sindicato dos Trabalhadores, será criado um comitê responsável para aplicar as medidas técnicas previstas no Termo de Ajuste de Conduta, firmado com o Ministério Público Federal e com Ministério Público do Estado Pará.

 

O Ministério Público do Trabalho do Pará instaurou inquérito de acompanhamento e notificou a Hydro a informar, via peticionamento eletrônico, decisões institucionais que possam afetar os trabalhadores e seus empregos.

 

De acordo com os promotores, em fevereiro deste ano, após fortes chuvas, houve vazamento de rejeitos dos depósitos da refinaria de alumina, em Barcarena. A Alunorte nega que isso tenha ocorrido, mas passou a adotar medidas preventivas e implementar projetos de compensação socioambiental. Umas das medidas preventivas é justamente a operação com 50% da capacidade.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo