Polícia Civil do DF prende integrantes de quadrilha que vendia armas e munições

Distrito Federal

Publicado em 16/10/2018 - 17:11 Por Dayana Vitor - Brasília

Vigilantes, motoristas de aplicativos, caminhoneiros, auxiliares de limpeza, bancários e pessoas com antecedentes criminais que integravam quadrilha especializada no comércio de armas de fogo no DF, Bahia e Goiás foram presas nesta terça-feira pela Polícia Civil do DF.

 

Um dos principais membros da organização criminosa era auxiliar de limpeza e tinha um patrimônio incompatível com o salário. Ele vendia armas que custavam entre R$  12 mil e 13 mil, cada. Já um bancário era quem fazia a triagem e avaliava o preço de cada armamento. O grupo tinha um armeiro, especialista em conservação dos revólveres, fuzis, rifles, e outros.

 

Para a Operação Gaston da Polícia Civil, a justiça expediu 26 mandados de prisão. 24 foram cumpridos. Além disso, foram executados 28 mandados de busca e apreensão em nove cidades do DF e em Águas Lindas, em Goiás. Com os suspeitos, foram encontradas 11 armas de fogo, munições de vários calibres, carros e drogas.

 

As investigações da operação tiveram início em março deste ano e a polícia descobriu que as tarefas na quadrilha eram divididas em alguns núcleos, como detalha o delegado da Coorpatri- Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais, Guilherme Sousa.

 

O delegado afirma que a quadrilha do comércio de armas de fogo era fundamental para a execução de vários outros crimes no DF.

 

As armas vendidas pela quadrilha custavam a partir de R$ 1,5 mil, mas a polícia chegou a interceptar uma conversa em que um rifle era negociado por 30 mil reais. Os membros da quadrilha vão responder por organização criminosa e comércio ilícito de armas de fogo.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo