Secretário do Rio diz que roubos de carga financiam armas de guerra do crime organizado

Segurança Pública

Publicado em 16/10/2018 - 19:30 Por Lígia Souto - Brasília

O Secretário de Estado de Segurança do Rio, general Richard Nunes, apresentou nesta terça-feira as estratégias da pasta para a preservação da vida e a diminuição dos índices de criminalidade. Segundo ele, os crimes contra o patrimônio, como roubo de cargas, financiam a aquisição de armas de guerra pelo narcotráfico. Richard Nunes mostrou os dados divulgadas pelo Instituto de Segurança Pública que revelam a redução de alguns indicadores de violência.

 

Entre as ações de valorização da vida, o secretário apontou o aprimoramento dos atos normativos das Polícias Civil e Militar, com base em protocolos operacionais para áreas sensíveis, ou seja, próximas a escolas e hospitais.  De acordo com as novas normas,  as policias do estado, no cumprimento de suas missões, devem pautar-se essencialmente na preservação da vida, respeitando, além da lei, os princípios de proteção e promoção de direitos humanos.

 

Outro ponto em destaque pelo secretário foi o Aplicativo Emergência RJ, que existe desde 2016, e permite à população fazer denúncias que vão direto para a Central do 190. O aplicativo terá, em breve, uma nova funcionalidade que permitirá à população receber em tempo real informações de operações policiais nas áreas em que ele estiver localizado.

 

Richard Nunes comentou ainda o aplicativo desenvolvido pela Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção que amplia e padroniza o atendimento às vítimas de crimes contra grupos vulneráveis.

 

A apresentação aconteceu durante uma reunião com a Defensoria Pública da União, o Ministério Público e a Defensoria Pública do Estado, o Gabinete da Intervenção Federal e a Secretaria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo