Universidade do Rio quer explicações do TRE sobre retirada de bandeira contra fascismo

Rio de Janeiro

Publicado em 25/10/2018 - 08:02 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A Universidade Federal Fluminense (UFF) aguarda explicações do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) acerca da ação de fiscais que estiveram nessa terça-feira (23) na Faculdade de Direito e determinaram a retirada de uma bandeira colocada por alunos na fachada do edifício. Ela trazia os dizeres  " UFF Antifascista" e tinha as cores da Associação Atlética Acadêmica: laranja e preto. O caso ocorreu por volta das 19h, quando chegaram à instituição pessoas que vestiam um colete preto e se diziam fiscais do TRE-RJ.


O diretor da Faculdade de Direito, Wilson Madeira, classificou o ato como um atentado contra a democracia.

 

De acordo com o  professor Paulo Roberto dos Santos Corval, chefe do Departamento de Direito Público,  os fiscais eleitorais afirmaram possuir um mandado verbal expedido pela juíza Maria Aparecida da Costa para verificar a ocorrência de propaganda política irregular e negativa.


Segundo o professor, nenhuma documentação foi apresentada pelos fiscais e nem o número do processo que motivou a ação foi informado. Ele avalia que, embora não tenha ocorrido violência, o ato foi simbolicamente agressivo e excedeu os limites que a Constituição coloca em termos de razoabilidade e proporcionalidade.


Os estudantes realizaram uma manifestação na noite dessa quarta-feira (24) para repudiar a ação dos fiscais.Os estudantes também optaram por recolocar a bandeira na faixada do edifício da faculdade.

 

A reportagem procurou o Tribunal Regional Eleitoral acerca do episódio, mas até o fechamento da matéria não houve respostas.

 

* Áudio atualizado às 18h34 de 25/10/18 para acréscimo de informações. 

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo