Viva Maria: A emoção de sermos parte da história de 30 anos de conquistas da Constituição Cidadã

Viva Maria

Publicado em 05/10/2018 - 09:22 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

5 de outubro de 2018! Hoje é dia de saudarmos a Carta da Liberdade que, há exatos 30 anos, foi promulgada por um dos maiores defensores da democracia em nosso país: o deputado Ulysses Guimarães. Ele costumava dizer que “Quem não se interessa pela política, não se interessa pela vida!”

 

Que se cumpra! A duras penas, aqui estamos nós tentando honrar o juramento de doutor Ulysses à luz das frases memoráveis que ele nos deixou: “ A sociedade sempre acaba vencendo”.

 

A mobilização das mulheres brasileiras durante o período constituinte nos deu provas incontestes disso. Por inúmeras vezes, tomamos de assalto as escadarias e galerias do Congresso Nacional em nome dos direitos que reivindicávamos rumo à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Nesse contexto, o chamado “lobby do batom” foi definitivo para a conquista da licença maternidade de 120 dias e a licença paternidade, questionada por aqueles que nos ridicularizavam dizendo: “Homem não engravida. Não sabe não, minha filha?”.

 

Mas, apesar das ironias, o médico pediatra, deputado Alceni Guerra levou adiante nossa proposta e, num discurso emocionado que nos levou às lágrimas, conseguiu a aprovação dessa importante conquista.

 

Esse e outros tantos registros sonoros de nossa história recente foram documentados pelo nosso Viva Maria que ouve, agora, uma mulher que é protagonista desse tempo, a socióloga Jaqueline Pitanguy, cuja trajetória de vida se confunde com a luta das mulheres do Brasil.

 

Ela foi presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e, hoje, é coordenadora executiva da ONG Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação (Cepia). Revivemos com ela o dia da promulgação da nossa Constituição. Viva, Jaqueline!

 

 

 

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo