Departamento de Recursos Minerais considera tragédia em Niterói de difícil previsibilidade

Deslizamento

Publicado em 13/11/2018 - 14:11 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Uma nota técnica do Departamento de Recursos Minerais do estado do Rio divulgada nesta segunda-feira classificou a ruptura do maciço em Niterói que resultou na morte de 15 pessoas como sendo de difícil previsibilidade.

 

De acordo com a nota, no local, foi constatada uma combinação de fraturas na rocha com infiltrações no solo e a pressão da água de chuvas anteriores.

 

Os técnicos do departamento verificaram que houve uma ruptura na porção de solo que suportava a rocha. Aproximadamente 20 mil toneladas de material se desprenderam. O departamento orienta que a Defesa Civil de Niterói mantenha a interdição das moradias do entorno até uma nova avaliação e monitore a evolução de trincas existentes e o aparecimento de novas rachaduras.

 

17 casas estão interditadas na comunidade da Boa Esperança, na região oceânica de Niterói. A prefeitura apresentou também nesta segunda-feira, os resultados preliminares de um estudo técnico que já havia sido encomendado pela prefeitura a uma empresa privada e que abrange todo o município.

 

De acordo com a avaliação, esse ponto da comunidade da Boa Esperança foi classificado como sendo de médio risco.

 

A Sociedade Brasileira de Geologia divulgou nesta terça-feira uma nota chamando a atenção para a redução de investimentos nos órgãos responsáveis pelo monitoramento de áreas de risco depois da importante reestruturação desses setores diante da tragédia do Bumba, também em Niteroi, em 2010, que resultou na morte de 105 pessoas.

 

A nota afirma que o mapeamento de risco deve ser atualizado a cada ano devido à dinâmica das populações. O texto finaliza chamando a atenção para a falta de políticas públicas de moradia, que faz com que as pessoas ocupem áreas inadequadas.

 

A Câmara Municipal de Niteroi aprovou nesta terça-feira um projeto de lei enviado pela prefeitura que estabelece o pagamento de um benefício de R$ 1.002 mensais para as famílias vítimas da tragédia pelo prazo de um ano.

 

As 22 famílias afetadas devem receber também no dia 20 de dezembro uma unidade habitacional em um conjunto destinado a famílias de baixa renda que já está sendo finalizado no bairro do Fonseca, na zona norte da cidade, distante cerca de 20 quilômetros do antigo local de moradia.

 

Dois moradores da comunidade da Boa Esperança continuam internados em hospitais de Niterói e São Gonçalo, segundo a secretaria de saúde, eles permanecem estáveis.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo