Emissões de gases de efeito estufa caíram 2,3% em 2017 , diz Observatório do Clima

Observatório do Clima

Publicado em 26/11/2018 - 18:03 Por Bianca Paiva - Brasília

Em 2017, o Brasil emitiu cerca de dois bilhões de toneladas de gás carbônico, uma redução de 2,3% em relação a 2016, quando foram cem milhões de toneladas a mais que o ano anterior.

 

Os dados são do Observatório do Clima e foram capturados pelo SEEG, Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa, da entidade. As emissões diminuíram em consequência da queda de 12% no desmatamento da Amazônia, no ano passado, segundo André Ferreti, coordenador geral do Observatório do Clima. Porém, o resultado poderia ser melhor, se não fosse o aumento da devastação em outro bioma: o cerrado.

 

Conforme o relatório, o Pará e o Mato Grosso são os estados que mais desmatam no país, tanto a Amazônia como o Cerrado. E o agronegócio é o setor que mais tem contribuído com a destruição dos biomas.

 

Apesar de 2017 ter registrado redução nas emissões de gases de feito estufa, o resultado positivo não deve se repetir em 2018, para André Ferreti. Isso porque o desmatamento na Amazônia voltou a crescer entre agosto de 2017 e julho de 2018, segundo dados divulgados recentemente pelo governo federal. O aumento foi de 13,7%, o que corresponde a 7.900 km2 de florestas destruídos, a maior taxa desde 2008.

 

Ainda de acordo com o relatório do Observatório do Clima, o Brasil ocupa a 7ª posição em emissões de gases de feito estufa. É também o país que mais desmata floresta tropical no mundo. O Observatório do Clima é uma rede de organizações não governamentais que atuam no combate às mudanças do clima.

Últimas notícias
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo