Polícia do DF desarticula grupo que praticava fraudes e sonegação fiscal

Empresas Fantasmas

Publicado em 01/11/2018 - 20:18 Por Ana Luísa Praser - Brasília

A Polícia Civil, em parceria com a Secretaria de Fazenda do DF, desarticulou uma quadrilha que atuava praticando fraudes e sonegação fiscal. A primeira fase da operação Arenae apurou a existência de dez empresas de fachada que emitiam notas fiscais falsas.

 


O esquema foi descoberto porque as empresas chegavam a declarar o ICMS, imposto sobre circulação de mercadorias, mas não efetuavam o recolhimento.  Na hora de apurar as informações, a Receita Federal descobria que essas firmas não existiam.

 

O delegado da Polícia Civil, Virgílio Agnaldo Ozelami, detalha como a fraude acontecia.


Os chamados créditos podres são trocos gerados na hora de fazer as compensações das notas fiscais e são causados pela falta de recolhimento devido do ICMS, o imposto de circulação de mercadorias.


Aqui no Distrito Federal, uma empresa fantasma com sede na cidade estrutural foi responsável por mais de 300 milhões de reais em movimentações, e causou um prejuízo de 100 milhões de reais.


O  escritório de contabilidade localizado na Cidade do Automóvel foi fechado. A estimativa é que o rombo seja algo em torno de 500 milhões de reais.

Últimas notícias
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo