Seiscentas e trinta pessoas morreram nas Américas por malária em 2017, estima OMS

Malária

Publicado em 27/11/2018 - 20:43 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

Relatório da OMS, Organização Mundial da Saúde, estima que 630 pessoas morreram nas Américas por malária no ano passado, um aumento de quase 40% em relação a 2016.

 

A região confirmou 773 mil casos de malária, sendo que 53% deles foram registrados na Venezuela e 22% no Brasil. A situação da Venezuela é a que mais preocupa, já que o país teve mais de 20% de elevação no número de casos, em meio a uma crise política e econômica.

 

Antonio Bandeira, coordenador do Comitê de Arboviroses da Sociedade Brasileira de Infectologia, ressalta que alguns estados brasileiros enfrentam dificuldades parecidas. Ele lembra a importância do combate ao desmatamento, que favorece a proliferação do mosquito transmissor da doença.


De acordo com o Ministério da Saúde, de janeiro a setembro deste ano, o Brasil teve aumento de 10% no número de casos de malária em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram 146 mil casos confirmados. Vinte pessoas morreram na região amazônica em decorrência da doença, e nove pessoas em outros estados.

 

Cássio Peterka, do Programa Nacional de Combate à Malária e das Doenças Transmitidas pelo Aedes, afirma que as migrações internas também contribuem para o aumento no número de casos, já que as famílias passam a ocupar áreas mais vulneráveis em outras cidades ou estados.


Rejane Soares, artista e ativista de Macapá, teve malária em 2014 e desde então acompanha outras mulheres negras que passam pelo tratamento. Ela aponta falta de preparo das equipes de saúde para lidar com a doença. Rejane chegou a receber um diagnóstico incompleto na primeira unidade de saúde por onde passou.


A malária é uma doença infecciosa, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles. Os sintomas mais comuns são calafrios, febre alta, dores de cabeça e musculares, taquicardia e aumento do baço. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento e para evitar retransmissões.

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo