Lindbergh Farias é condenado por improbidade administrativa e defesa entra com recurso

Improbidade administrativa

Publicado em 21/12/2018 - 10:07 Por Fabiana Sampaio - Brasília

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) foi condenado, pela Justiça Federal no Rio, por ato de improbidade administrativa, praticado quando era prefeito de Nova Iguaçu, na baixada fluminense, em 2007.

 

O Ministério Público Federal (MPF) acusa Lindbergh de ter deixado de prestar contas de convênio da prefeitura com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, no valor de R$ 174 mil, para adaptação de dez escolas a alunos com deficiência.

 

O senador foi condenado a pagar multa equivalente a 12 salários que recebia como prefeito e está proibido de contratar com o Poder Público, além de receber benefícios ou incentivos fiscais por três anos.

 

O MPF alega que a ausência de prestação de contas pelo ex-prefeito não pode ser interpretada como mera inobservância a formalidades legais, pois a conduta dele inviabilizou a regularização das contas prestadas.

 

Em nota, a assessoria do parlamentar afirmou que a defesa de Lindbergh já entrou com recurso contra a decisão. A nota afirma que o senador "entende que a condenação é equivocada e será modificada no Tribunal Regional Federal. Ainda segundo a nota,  além de claro cerceamento do seu direito de defesa, a prestação de contas do referido convênio não era de sua responsabilidade enquanto prefeito. E afirma que ele sequer assinou o convênio.

Últimas notícias
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo