Ministério Público do Pará identifica ocupação irregular na bacia do rio Una

Pará

Publicado em 13/12/2018 - 15:47 Por Maísa Penetra - Brasília

O Ministério Público do Pará realizou uma vistoria em pontos críticos da bacia do rio Uma nesta semana. A ação faz parte da preparação para a audiência pública que ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 17, para tratar da manutenção da macrodrenagem da bacia.

 

A equipe técnica do MP constatou alguns pontos de muito assoreamento em 4 canais diferentes. Outro problema foi identificado nas comportas que tem um flutuador para reter o resíduo grosso que vem no canal. O guincho que retira esse resíduo estava quebrado e há acúmulo excessivo de lixo no local.

 

De acordo com a análise do Ministério Público, caso ocorra uma chuva forte, a força da água pode arrastar o lixo para dentro da comporta e depois para o rio, caso esse flutuador não consiga reter o material.

 

Além disso, em quase todos os canais vistoriados também foram identificados vários pontos de ocupação irregular com construções dentro do canal, como banheiros, bares e feiras.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas, o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo