Viva Maria: Nádia Rebouças nos conta sobre como foi viver sob o AI-5 e de sua parceria com Betinho

Viva Maria

Publicado em 13/12/2018 - 09:50 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Hoje é dia de chorar "Marias e Clarices no solo do Brasil" para lembrar que, nesta data, há 50 anos, o governo militar decretava o Ato Institucional nº 5, que entrou para história como o nível mais extremo a que chegou o autoritarismo em nosso país.

 

O AI-5 foi assinado pelo general Artur da Costa e Silva e autorizava uma série de medidas de exceção. Dentre elas, o fechamento do Congresso Nacional, a cassação de mandatos parlamentares e a suspensão da garantia do habeas corpus.

 

Anos mais tarde, a genialidade de Aldir Blanc e João Bosco traduziram essa página infeliz da nossa história na música O Bêbado e a equilibrista.

 

E foi assim que, sob impacto da queda do viaduto Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro, que desabou em 1971, amargamos um longo período de medo e  tortura.

 

O jornalista Vladimir Herzog tornou-se um símbolo desses tempos de chumbo por ter sido assassinado nas dependências do DOI-Codi, o Centro de Operações de Defesa Interna.

 

Nádia Rebouças, renomada profissional de comunicação em nosso país, viveu intensamente essa época e, não por acaso, tornou-se parceira do sociólogo Betinho. Nádia acabou de lançar o livro Ação da Cidadania, que conta a história do Brasil de Collor até os nossos dias. É com ela que a gente conversa nesta edição do Viva Maria. Seja muito bem-vinda!

 

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo