Decretada situação de calamidade pública em Brumadinho

Tragédia em Minas

Publicado em 26/01/2019 - 17:58 Por Sumaia Villela - Brasília

Foi reconhecida situação de calamidade pública em Brumadinho, Minas Gerais. A medida da Secretaria Nacional de Defesa Civil foi publicada no Diário Oficial da União.

 

O fato ocorre depois do sobrevoo do presidente Jair Bolsonaro na área atingida pelo rompimento da barragem da Mina Feijão, operada pela mineradora Vale.

 

Depois da visita, três ministros que acompanham a situação in loco deram uma entrevista coletiva para falar das ações do governo federal no caso.

 

O ministro de Minas e Energia, almirante Bento Costa Lima Albuquerque, afirmou que o rompimento foi um “infeliz acidente”, e que ainda não existem informações sobre possíveis causas e se a Vale agiu de forma irregular.

 

Em dezembro do ano passado, reunião da Câmara de Atividades Minerárias do Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais aprovou a continuidade da atividade na mina Córrego do Feijão. Mas a barragem rompida não recebia mais rejeitos desde 2015, segundo a Vale.

 

O ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, defendeu que os esforços fossem concentrados, nesse momento, em ações de resgate às vítimas e outras ações da Defesa Civil. Ele informou que órgãos federais estão empenhados em monitorar o fluxo do rejeito, se chegará na hidrelétrica de Retiro Baixo e na de Três Marias, e também em fatores de risco que podem agravar a tragédia.

 

Era previsto que Bolsonaro falasse com a imprensa em Belo Horizonte, mas ele foi embora sem dar entrevista. O presidente falou rapidamente com jornalistas quando chegou em Brasília.

 

Pelo Twitter, Bolsonaro anunciou que Israel deve disponibilizar tecnologia para auxiliar nas buscas por desaparecidos.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo