Especialistas alertam para perigo de desafios que imitam filmes e jogos da internet

Riscos à vida

Publicado em 12/01/2019 - 07:28 Por Anna Luisa Praser - Brasília

Fama, reconhecimento, curtidas e visualizações: basicamente são essas as chaves para ter sucesso em redes sociais. E as pessoas estão arriscando cada vez mais em busca do reconhecimento virtual. Os jogos e desafios lançados na internet atingiram patamares perigosos ao ponto de colocar a vida de pessoas em risco.

 

A bola da vez é o desafio Bird Box, baseado em um filme norte-americano em cartaz na plataforma Netflix e que relata a história de uma entidade que, quando vista, estimula as pessoas a cometerem suicídio. Para sobreviver, os personagens precisam andar pelas ruas com os olhos vendados.

 

Não demorou muito para o enredo sair das telas para o mundo real. Por causa disso, a empresa chegou a divulgar um apelo no Twitter para que os jovens não participem de desafios que possam machucá-los.

 

Mas só o pedido da Netflix não é o suficiente para manter crianças e adolescentes fora de perigo. A conselheira do Conselho Federal de Psicologia, Jureuda Guerra, orienta que os pais precisam estar atentos a tudo que as crianças e adolescentes fazem na internet , principalmente em busca da fama.

 

Nancylle Carmelo é mãe da Ana Victória, de 11 anos, e relata que tudo o que a filha faz na internet é monitorado.

 

Essa não é primeira vez que desafios que colocam a vida dos praticantes em risco se popularizam no Brasil. Em 2016, a Polícia Federal decidiu investigar o jogo conhecido como Baleia Azul, depois de tomar conhecimento de que jovens eram estimulados a tirar a própria vida depois de aceitarem fazer parte da brincadeira. 

 

E os especialistas alertam: brincadeiras como o desafio do desmaio, que leva a pessoa a desfalecer depois de receber uma pressão no peito, ou mesmo o desafio do desodorante, que estimula as crianças a inalarem a maior quantidade possível de gás aerossol, são perigosos e podem levar à morte os que se aventuram a participar dos desafios.

Últimas notícias
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo