Ibaneis Rocha decreta estado de emergência na saúde

Depois de relatório

Publicado em 07/01/2019 - 18:12 Por Dayana Vítor - Brasília

Quem depende da saúde pública no Distrito Federal sofre com a falta de médicos, materiais, medicamentos e infraestrutura. Para tentar resolver de forma mais rápida esses problemas, o governador Ibaneis Rocha, do MDB, assinou nesta segunda-feira (7), estado de emergência na saúde.

 

Assim, poderá contratar serviços, comprar insumos sem licitação, chamar concursados e ampliar a carga horária de servidores. Relatório da Secretaria de Saúde do Distrito Federal sobre a situação de 12 hospitais e seis UPAs embasou o pedido de emergência.

 

Foram 212 páginas e muitas fotos. Todas mostram quadro nada positivo da saúde na capital do país. Goteiras, leitos e equipamentos quebrados e falta de profissionais e mofo nas paredes.

 

O secretário de Saúde, Osney Okumoto, revela que este e muitos outros problemas que levaram à decretação da emergência.

 

O governador afirmou que o decreto terá prazo de seis meses. E que pretende levar o modelo de gestão do Instituto Hospital de Base a outras unidades do DF.

 

Além de Ibaneis, os ex-governadores Rodrigo Rollemberg do PSB e Agnelo Queiroz também decretaram estado de emergência na saúde.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo