Indígenas Pataxó Hã-hã-hã sofrem com efeitos do rompimento de barragem em Brumadinho

Efeitos ambientais

Publicado em 28/01/2019 - 20:14 Por Daniel Costa* - Brasília

Cerca de 20 famílias indígenas que vivem em uma aldeia de São Joaquim de Bicas, às margens do rio Paraopeba, foram afetadas pelo rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais.

 

Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), mais de 80 indígenas Pataxó Hã-hã-hã sofrem os efeitos da tragédia. O rio Paraopeba, fonte de sustento para a comunidade, está sujo e os animais. mortos.

 

A aldeia, embora não tenha sido atingida pela alta do nível do rio, vive da agricultura familiar e da pesca. As atividades estão comprometidas por causa da lama e dos rejeitos minerais.

 

Segundo a vice-cacique da aldeia Naõ Xohã, Kênia de Souza, a Funai está fornecendo água e alimentos para a comunidade, mas eles ainda não sabem o que vão fazer a respeito da situação no futuro.

 

Nesse domingo (27), uma equipe da Funai foi enviada à região, para auxiliar a comunidade atingida.

 

De acordo com a Funai, a aldeia fica em um local seguro em relação ao acidente, e não há registro de feridos.

Últimas notícias
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo