Justiça determina inclusão da população de rua no Censo 2020

Censo 2020

Publicado em 23/01/2019 - 18:28 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

A Justiça do Rio de Janeiro determinou que o governo federal e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) incluam questionários para a população de rua no censo de 2020.

 

A decisão favorável foi resultado de uma ação movida pela Defensoria Pública da União.

 

No processo, a defensoria alegou que a contagem oficial da população de rua foi uma das políticas estabelecidas em 2009 por um decreto da Presidência da República.

 

A norma previu o apoio do ibge e do governo federal à realização do levantamento. A medida, no entanto, não foi aplicada no último censo, realizado em 2010.

 

O defensor de Direitos Humanos da Defensoria Pública da União, Thales Arcoverde, defende que a inclusão dessas pessoas nas estatísticas pode resultar em políticas mais eficientes para retirá-las das ruas.

 

Em resposta à determinação, o IBGE informou à Justiça que não tem capacidade operacional para incluir a população de rua no próximo censo, porque os questionários precisariam ser adaptados,  já que são dirigidos para pessoas domiciliadas.

Últimas notícias
Geral

Corpo de indígena é encontrado com sinais de espancamento em SC

O indígena Hariel Paliano, de 26 anos, foi encontrado, no último sábado, às margens da rodovia que liga os municípios de Doutor Pedrinho e Itaiópolis.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo