Morre Marcelo Yuka, fundador da banda O Rappa; corpo é velado na Lapa

Luto na música

Publicado em 19/01/2019 - 15:45 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O compositor Marcelo Yuka, fundador da banda O Rappa, morreu no fim da noite dessa sexta-feira (18), no Hospital Quinta D'or, zona norte do Rio de Janeiro, onde ele estava internado em estado grave, após sofrer um acidente vascular cerebral no início deste ano.

 

O corpo do músico foi velado na Sala Cecília Meirelles, no bairro da Lapa, região central da capital fluminense.

 

Yuka, que nasceu no Rio, tinha 53 anos e era cadeirante desde o ano 2000, quando levou nove tiros e ficou paraplégico, ao tentar impedir um assalto. A partir do episódio, ele aumentou a participação em iniciativas de inclusão social por meio da música.

 

Ele integrou O Rappa de 1993 a 2001, atuando como baterista e compositor. Entre as letras que se tornaram sucesso estão Minha Alma, Me Deixa, Pescador de Ilusões e O Que Sobrou do Céu. Após deixar o grupo, o músico fundou a banda F.UR.T.O. (Frente Urbana de Trabalhos Organizados), em 2004.

 

Na política, foi filiado ao PSOL e chegou a concorrer como vice-prefeito do Rio de Janeiro, em uma chapa com Marcelo Freixo, em 2012.

 

Pelas redes sociais, amigos, artistas e políticos lamentaram a morte do ex-baterista. Freixo foi um dos que usou a internet para falar do amigo, ressaltando que mesmo com todas as limitações e sofrimentos, o compositor nunca deixou a alegria desaparecer.

 

Outro político que também prestou homenagens foi o ex-senador Eduardo Suplicy, destacando os temas como a violência, racismo e desigualdades sociais presentes nas letras deixadas por Marcelo Yuka.

 

No cenário musical, diferentes artistas fizeram agradecimentos ao músico, entre eles, Maria Rita, Marcelo D2, Bnegão, Marisa Monte, Elza Soares, e muitos outros.

 

Yuka já vinha sofrendo de problemas de saúde desde agosto do ano passado, quando teve o primeiro AVC.

 

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo