Três funcionários da Vale responsáveis por licenciamento de barragem são presos em BH

Brumadinho

Publicado em 29/01/2019 - 13:46 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Três funcionários da Vale e dois engenheiros terceirizados que atestaram a estabilidade da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, foram presos nesta terça-feira (29).
 

Os dois engenheiros, que trabalham para a certificadora alemã TUV SUD, moram em São Paulo e foram presos em casa pela Polícia Civil do estado. Também foram apreendidos documentos que podem ajudar a confirmar a suspeita de que eles teriam fraudado os laudos técnicos.

 

Na região metropolitana de Belo Horizonte, foram presos três funcionários da Vale que eram responsáveis diretos pela operação e pelo licenciamento da mina do Córrego do Feijão.

 

A ordem de prisão temporária tem validade por 30 dias e foi expedida pela Justiça de Minas Gerais. Todos os presos vão ser ouvidos pelo Ministério Público do estado. O objetivo é apurar a responsabilidade criminal pelo rompimento da barragem na última sexta-feira (25).

 

A ação também conta com atuação do Ministério Público Federal, Ministério Público de São Paulo e Polícia Federal.

 

Na sentença, a juíza Perla Brito afirma que não dá para acreditar que barragens geridas por uma das maiores mineradoras mundiais se rompam repentinamente, sem dar sinais do problema e avalia que existiam meios de evitar a tragédia.

 

Além das prisões, também foram expedidos mandados de busca de apreensão para Belo Horizonte e região metropolitana e para a capital paulista.

 

Em nota, a Vale informou que está colaborando plenamente com as autoridades e que vai continuar contribuindo com as investigações para a apuração dos fatos, juntamente com o apoio incondicional às famílias atingidas.

 

Até agora, foram confirmadas 65 mortes em Brumadinho. 279 pessoas continuam desaparecidas.

Últimas notícias
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo