Entidade denuncia morte de animais no campus da universidade federal em Cuiabá

Cuiabá

Publicado em 07/03/2019 - 08:54 Por Bianca Paiva - Brasília

Nos últimos 10 dias, 20 gatos e seis filhotes de capivara foram encontrados mortos com sinais de envenenamento no campus da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá.  A informação é do Projeto Lunaar, Luta e União de Amigos para Animais em Risco.

 

A instituição foi criada em 2017, quando 300 gatos foram achados mortos em situação semelhante na instituição de ensino superior. Segundo Fernanda Petrilli, uma das diretoras do Lunaar, cerca de 800 gatos vivem na Universidade e são monitorados pelo projeto.

 

Sonora: “Nós sabemos que foi envenenamento ou que foi alguma ação humana, porque nós estamos em contato com esses animais todos os dias, nós alimentamos eles todos os dias, tratamos das doenças. São animais que nós vimos bem no dia anterior e amanhecem mortos no dia seguinte. Então alguma coisa está acontecendo. Não é uma morte natural”.

 

Abandonar e maltratar animais são crimes previstos em lei. Fernanda informou que o projeto Lunnar fez boletins de ocorrência desses casos, além de cobrar providências da reitoria da UFMT, mas não obteve resposta.

 

Em nota, Universidade Federal de Mato Grosso declarou que repudia quaisquer atos de maus tratos aos animais e que as denúncias recebidas são transformadas em processo e, a partir do empenho de suas unidades administrativas, apuradas.

 

A UFMT também informou que discute a temática internamente, visando promover conscientização e reduzir as ocorrências de violência, de qualquer espécie, contra animais. Além disso, a Instituição pede a colaboração de todos para denunciar os maus tratos.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo