Viva Maria: Autora de artigo sobre feminicídio fala sobre 'síndrome do abandono'

Viva Maria

Publicado em 26/03/2019 - 11:09 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Surpreendentemente, não foi uma Maria a primeira pessoa a escrever para a promoção Março Mulher desse nosso programa que espera encerrar o mês presenteando nossa audiência com um exemplar do livro Gênero em pauta: desconstruindo violências, construindo caminhos.

 

O primeiro e-mail a chegar no nosso endereço eletrônico que é mara@vivamaria.com.br foi de Reynaldo Bione Senna, de Barra do Corda, no Maranhão.

 

"Olá Minha Amiga Mara Régia... Quero muito ganhar esse livro.

Ouvindo você fiquei curioso sobre os artigos e pesquisas publicados sobre violência.

Quero conhecer támbém a história do Viva Maria!

Ficarei muito feliz se for contemplado!

Reynaldo Bione Senna.''

 

Tô aqui na torcida por você e também pelas dez pessoas que estão na disputa desse livro lançado há uma semana na Universidade de Brasília!

 

Como já dissemos aqui, a publicação reuniu 19 autoras em torno de 43 artigos sobre essa temática.

 

Um deles, escrito pela professora doutora Elis Regina Araújo da Silva, reconta a trajetória desse nosso programa nas ondas do rádio!

 

Para ganhar basta mandar um e-mail para mara@vivamaria.com.br dizendo que você quer conhecer um pouco mais a história desse nosso rádio mulher!

 

Enquanto você se anima a nos mandar um e-mail pra gente até o fim dessa semana, vamos ouvir a professora titular do Departamento de Sociologia da Unb, Lourdes Maria Bandeira, que tem estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto em Portugal, de onde acabou de chegar!

 

Eu tive o prazer de ouví-la numa rápida entrevista durante o lançamento do Gênero em Pauta onde ela é coautora do primeiro capítulo: A violência contra as mulheres: crimes de feminicídio e seu enquadramento midiático! Vamos ouví-la.

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo