Viva Maria: Impedimento na OAB de acusado de violência é resposta à sociedade, diz especialista

Viva Maria

Publicado em 29/03/2019 - 10:40 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

No último dia útil desse nosso março mulher, que dentre outras coisas marca o fim da promoção do livro Gênero em Pauta, a ser sorteado já no próximo domingo (31) às 9h45 no programa Natureza Viva, que você acessa em radios.ebc.com.br, Viva Maria saúda o povo e pede passagem às brasileiras que, de Maria Quitéria à Carlota Pereira Queiroz, primeira deputada brasileira, todas a seu tempo, lutaram por liberdade e igualdade!

 

No último 8 de março, todas essas guerreiras reafirmaram a defesa dos direitos a duras penas consquistados por todas aquelas que nos antecederam nessa luta!

 

Destaque para a lei da importunação sexual que teve sua efetividade testada durante o Carnaval 2019 ! Mas,para além disso, a OAB tomou uma decisão exemplar.

 

Por decisão do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou, no último dia 18, a edição de uma súmula tornando casos de agressões e violência contra a mulher fatores que impedem a inscrição de bacharéis em Direito nos quadros da entidade.

 

A chamada “carteirinha da OAB” é um documento imprescindível para o exercício da advocacia.

 

O pedido foi feito pela Comissão Nacional da Mulher Advogada sobre os quesitos que tratam sobre a idoneidade moral para a obtenção da inscrição como advogado.

 

E Carolina Costa Ferreira, integrante da Associação das Advogadas pela Igualdade de Gênero e professora de Direito no Uniceub, em Brasília, com certeza comemorou essa importante determinação!

 

É com ela que a gente conversa agora ! Seja muito bem -vinda!

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo