Dia das vítimas de acidentes de trabalho é lembrado neste domingo; campanha alerta para prevenção

OIT

Publicado em 28/04/2019 - 12:37 Por Nelson Lin - Brasília

Dados do Ministério da Economia mostram que o setor da construção civil está entre os que mais incapacitam trabalhadores de forma permanente, por acidente ou doença de trabalho.

 

A quantidade de afastamentos por mais de 15 dias por conta das atividades profissionais no Brasil superou 142 mil em 2017. Na construção civil, o número ficou acima de 11 mil - o que corresponde a mais de 8% do total.

 

Além disso, em 2017, ocorreram mais de 500 mil acidentes de trabalho em todo o país. Na construção civil, foram aproximadamente 30 mil, o que equivale a cerca de 5% de todos os casos.

 

E enquanto a taxa de mortalidade no trabalho no Brasil é de 5 mortes para cada 100 mil vínculos trabalhistas, na construção civil é mais que o dobro: 11 casos para cada 100 mil.

 

As principais causas destes acidentes são impactos com objetos, quedas, choques elétricos e soterramento ou desmoronamento.

 

Estes dados são importantes para relembrar a segurança do trabalho, pois neste domingo, dia 28, é celebrado o Dia Internacional das Vítimas de Acidentes e Doenças por Acidente de Trabalho. A data foi estabelecida em virtude de um acidente que ocasionou a morte de 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. 

 

O setor da construção civil empregou mais de 1,8 milhão de pessoas em 2017, e devido a sua alta incidência de acidentes de trabalho, ele é um dos alvos da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, lançada em abril pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e que se estende até novembro.

 

O tema da campanha deste ano é “O Brasil contra acidentes e doenças de trabalho, #chegadeacidentes”.

 

A intenção da mobilização é trocar a cultura de remediação do problema pela de prevenção de acidentes.

 

Haverá realização de seminários e debates coordenados pela secretaria em diversas regiões do país a partir de Junho. E, em outubro, haverá visitas às escolas para conscientizar desde já os estudantes da importância da segurança no trabalho.

 

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2017, os acidentes e doenças consumiram 4% do PIB mundial; no Brasil isso representou prejuízos acima de R$ 200 bilhões.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo