Defensoria Pública estuda medidas judiciais que amparem moradores da Muzema

Muzema

Publicado em 21/05/2019 - 08:48 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro espera definir ainda no primeiro semestre deste ano as medidas judiciais e extrajudiciais que poderão ser adotadas para garantir os direitos de moradores da comunidade da Muzema, na zona oeste da cidade, onde dois prédios desabaram no último dia 12 de abril, matando 24 pessoas.


Na última semana, defensores públicos conversaram com 100 moradores da região da Muzema, que estão recebendo notificação da prefeitura do Rio para remoção por construção irregular.


Mais de 2 mil residências da comunidade receberam notificação da prefeitura determinando a regularização das construções ou desocupação para demolição.


A segunda subdefensora pública geral do Estado do Rio de Janeiro, Paloma Lamego, afirmou que não existe nenhum documento atestando a necessidade de remoção imediata devido a algum risco estrutural.


A subdefensora assinalou que os moradores que procuraram o órgão residem em várias áreas da Muzema, mas não no local onde os dois prédios do Condomínio Figueiras do Itanhangá desabaram, nem nos prédios próximos.


A Defensoria Pública vai apurar a situação real de cada grupo de moradores para entender que medida poderá ser tomada.


Os defensores prometem entrar em contato com a prefeitura, para identificar qual é o projeto para atendimento às pessoas na região.


Conforme informou o Instituto Pereira Passos, 4 mil pessoas residiam na região, em 1.428 domicílios, no ano de 2010.


Estimativa da associação de moradores é de que 30 mil pessoas habitem atualmente a Muzema.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo