Donos de flutuantes em Palmas têm 30 dias para implementar plano de destinação de dejetos

Meio Ambiente

Publicado em 02/05/2019 - 16:43 Por Michele Moreira - Brasília

Os proprietários de flutuantes que trafegam no lago de Palmas, no Tocantins, têm 30 dias para colocarem em prática acordo que prevê nova destinação aos dejetos produzidos nas embarcações. A maioria deles é voltada para o turismo.

 

O prazo foi determinado em um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – proposto pelo Ministério Público Federal em reunião com os donos dos equipamentos, representantes de órgãos ambientais e a Marinha.

 

Segundo a Promotoria de Justiça, o lançamento dos excrementos pode ter resultado na poluição de uma das praias da capital tocantinense.

 

A companhia de abastecimento de água do estado calcula que cada pessoa produz cerca de 30 litros de dejetos. Isso sem contar a água produzida pelas pias.

 

Pelo acordo, os donos dos flutuantes devem armazenar os esgotos dos vasos sanitários e pias para que sejam recolhidos por caminhões limpa-fossas.

 

Também deve ser feito o controle diário por meio de uma ficha a ser entregue ao posto do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins a cada viagem – responsável por fiscalizar – em parceria com a Marinha.

 

Eles também ficam obrigados a realizar manutenção periódica para evitar vazamento de óleo, além de incorporar às embarcações lixeiras para estocagem de resíduos sólidos.

 

Dados da Marinha apontam que existem 47 flutuantes em Palmas; e cada proprietário deve comparecer ao Ministério Público para assinar o TAC de forma individual.

 

Para o Ministério Público, a medida vem pra proteger o meio ambiente e as pessoas; uma vez que a água também é usada para consumo. 

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo