Itamaraty acompanha caso de família brasileira que morreu intoxicada em apartamento no Chile

No Chile

Publicado em 23/05/2019 - 17:48 Por Sayonara Moreno - Brasília

Depois que seis pessoas da mesma família foram encontradas mortas, em um apartamento, em Santiago do Chile, o Itamaraty, Ministério de Relações Exteriores do Brasil, informou que o traslado dos corpos das vítimas, para o Brasil, não está previsto pelo governo federal.

 

Em nota enviada nesta quinta-feira (23), a entidade disse acompanhar o caso e manter contato com os familiares, prestando a assistência possível.

 

A imprensa chilena já atribui as mortes a um vazamento de gás. Essa é a principal suspeita do corpo de bombeiros de Santiago, capital chilena, que fez o resgate dos seis corpos.

 

Seis pessoas da mesma família, de Santa Catarina, passaram mal, ao mesmo tempo, e desconfiavam, inicialmente, serem vítimas de envenenamento. Passaram a acionar conhecidos aqui no Brasil. Depois, o consulado brasileiro em Santiago também foi acionado.

 

A família que estava no apartamento alugado era composta por um casal de irmãos: ela com o marido e ele com a esposa. Um dos casais estava, também, com os dois filhos. Entre eles, uma menina que completava 15 anos. E era por isso que a família havia viajado: para comemorar o aniversário da adolescente.

 

O Itamaraty informou que, em caso de morte de brasileiros no exterior, os consulados apoiam, quando a família decide trazer o corpo para o Brasil. No entanto, esse apoio acontece em relação à expedição de documentos, como atestado de óbito, orientação à família e, em alguns casos, com autoridades locais para agilizar o processo.

 

A pasta disse, ainda, que não tem autorização para divulgar a data prevista para a chegada dos corpos ao Brasil e nem para fornecer detalhes pessoais das vítimas.

 

A mãe dos brasileiros mortos no Chile havia falecido horas antes, aqui no Brasil, e a família era aguardada em Santa Catarina para o sepultamento.
 

Últimas notícias
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Nesta segunda-feira (29),  rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, tem o clássico São Paulo e Palmeiras, às 20h. Pela Série B, teremos uma partida Mirassol e Ceará. E pelo Brasileirão feminino, a bola rola para Flamengo e Santos.

Baixar arquivo
Economia

Como reduzir o Imposto de Renda a ser pago com previdência privada?

Tira-Dúvidas do IR 2024 explica como uma modalidade de previdência privada ajuda a reduzir o valor a ser pago no Imposto de Renda. 

Baixar arquivo
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo