Monotrilho em São Paulo deverá ficar pronto em maio de 2021

São Paulo

Publicado em 29/05/2019 - 12:01 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O ministro de infraestrutura e o governador de São Paulo anunciaram a construção de um monotrilho para atender o aeroporto de Guarulhos

 

O monotrilho vai garantir a ligação entre a estação de trem da CPTM, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, e os três terminais de passageiros do aeroporto de Guarulhos.

 

A previsão é de que as obras comecem em setembro e o monotrilho fique pronto em maio de 2021.

 

Segundo o projeto, o novo sistema de transporte vai ter 4 paradas: uma em cada um dos três terminais do aeroporto e a quarta na estação de trem.

 

A promessa é de que percurso de quase 3 quilômetros deva ser feito em 6 minutos.

 

A obra vai ser executada pela concessionária do aeroporto, a GRU Airport, mas o custo, cerca de R$175 milhões, será descontado da outorga paga pela empresa para o Governo Federal pelo direito de uso do aeroporto mais movimento do país, como explicou o ministro de infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. 

 

O valor da outorga, segundo o ministro é de R$ 1 bilhão por ano.

 

O anúncio do monotrilho acontece pouco mais de um ano depois de inaugurada a linha 13 – JADE da CPTM, em março do ano passado, que deveria ligar o centro da capital paulista ao aeroporto de Guarulhos.

 

A linha prometida desde o primeiro mandato do ex-governador Geraldo Alckmin, também do PSDB, foi inaugurada com pelo menos 3 anos de atraso e a estação foi construída a cerca de 2 quilômetros de distância dos dois terminais mais movimentados do aeroporto.

 

Pouco antes da inauguração, a concessionária chegou a se comprometer em arcar com a construção do monotrilho conectando o trem ao aeroporto. Mas, segundo o presidente da GRU Airport, a construção do sistema de transporte não era obrigatória. 

 

Hoje, a ligação entre estação de trem e terminais de passageiros é feita por ônibus mantidos pela concessionária.

 

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo