MPF denuncia Wesley Batista por uso de informações privilegiadas

MPF

Publicado em 07/05/2019 - 19:44 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

O empresário Wesley Batista, um dos donos do grupo J&F, foi denunciado mais uma vez na Justiça Federal.

 

Ele é acusado pelo Ministério Público Federal de ter se beneficiado de informações privilegiadas para lucrar no mercado financeiro, crime batizado em inglês como insider trading.

 

A acusação tem como base perícias feitas pela Comissão de Valores Mobiliários e pela Procuradoria-Geral da República. Essas perícias consideraram atípicas a compra de dólares no mercado futuro por duas empresas administradas por Wesley, a Seara Alimentos e a Eldorado Celulose, às vésperas de se tornar pública a delação premiada de Joesley Batista, irmão de Wesley, que envolvia o pagamento de propinas até para o ex presidente Michel Temer.

 

Essa delação se tornou pública no dia 17 de maio de 2017, abalou a economia e a política e no dia seguinte levou a cotação do dólar  a uma alta de 9%. O que foi a maior elevação da moeda registrada em um único dia em 14 anos. Segundo a denúncia, o empresário sabia do impacto que a delação teria no câmbio e com isso, fechou negócios que garantiram lucros de 70 milhões de reais.

 

Joesley chegou a ser preso pela prática, teve a prisão substituída por medidas cautelares e segue respondendo como réu no processo que corre na justiça federal de São Paulo.

 

Em nota, a defesa de Wesley Batista diz que é incompreensível uma mesma pessoa ser denunciada duas vezes pelo mesmo ato e que o empresário não tinha como saber quando a delação do irmão seria homologada pelo Supremo Tribunal Federal e, portanto, não poderia usar a  informação para fechar negócios. A nota também afirma que  já foi provado que as operações eram típicas e fundamentais para o dia a dia das empresas.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo