Parte do talude de mina da Vale se desprende em Barão de Cocais

Barragem

Publicado em 31/05/2019 - 15:36 Por Sayonara Moreno - Brasília

Fragmentos do talude da mina Gongo Soco, na cidade mineira de Barão de Cocais, caíram na madrugada desta sexta-feira (31).

 

A informação é da mineradora Vale. Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, não há indícios de que o incidência tenha causado danos à estrutura da barragem. 

 

Os blocos que se soltaram acabaram se acomodando no fundo da cava e as avaliações iniciais da Vale mostram que as partes do talude se deslizaram aos poucos.

 

Segundo a Vale, isso significa que, até o momento, a situação corresponde ao que era esperado sobre o desprendimento do talude, que deve ocorrer "sem maiores consequências".

 

Incialmente, era esperado que o talude se rompesse até o último domingo, dia 26 de maio.

 

A Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais chegou a informar que existe a chance de 10% a 15% de a barragem se romper.

 

A Vale informou ainda que a cava e a barragem Sul Superior seguem com monitoramento 24 horas por dia de forma remota, com o uso de radar e estação robótica, que são capazes de detectar até mesmo movimentações milimétricas, além de sobrevoos com drone.

 

A barragem está em nível 3 desde 22 de março e a população da Zona de Autossalvamento, a parte que seria imediatamente atingida pela lama, em caso de rompimento, já havia sido retirada da região, de forma preventiva, em fevereiro.

 

A empresa garantiu que vai manter a comunidade de Barão de Cocais informada da situação.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo