Solução para barragem de Barão de Cocais é redução de danos, diz ministro no Senado

Ministro de Minas e Energia

Publicado em 23/05/2019 - 18:27 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Redução de danos é o único caminho para a barragem de Barão de Cocais, diz ministro de Minas e Energia, no Senado.

 

A barragem da mineradora Vale em Barão de Cocais, município da região central de Minas Gerais, pode romper até este sábado (25), segundo cálculo da Agência Nacional de Mineração, entidade ligada ao ministério de Minas e Energia.

 

O rompimento de um talude, uma espécie de parede, acima da barragem pode ocasionar o desabamento da mina do Gongo Soco, provocando a inundação de parte da cidade de Barão de Cocais e atingindo aproximadamente 6 mil pessoas.

 

A Comissão de Meio Ambiente do Senado convocou, nesta quinta-feira (23), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para falar sobre as medidas que estão sendo tomadas.

 

O ministro destacou que a Agência de Mineração pretende eliminar todas as estruturas construídas com a tecnologia chamada de 'a montante', considerada menos segura. Mas que no caso de Barão de Cocais, não seria mais possível qualquer tipo de intervenção.

 

O ministro ainda ressaltou que todas as barragens devem ser fiscalizadas, mesmo as que não foram construídas com a tecnologia 'à montante'.

 

O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Fábio Contarato, do Partido Rede, do Espírito Santo, questionou se o monitoramento realizado hoje em Barão de Cocais poderia ter evitado a tragédia de Brumadinho.

 

O ministro de Minas e Energia disse que a barragem em Brumadinho era, sim, monitorada, mas que se está apurando justamente porque não foi detectado nenhum risco.

 

A Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou ainda uma diligência externa. Um grupo de senadores viaja nesta sexta-feira (24) para Barão de Cocais para fiscalizar as ações do poder público em relação ao risco de rompimento da barragem.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo