Justiça do Rio autoriza liberação de 27 adolescentes que praticaram infrações sem gravidade

Degase

Publicado em 12/06/2019 - 14:56 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

A Justiça do Rio de Janeiro concedeu, nessa terça-feira (11), liberdade assistida a 27 adolescentes que praticaram atos infracionais sem gravidade. 

 

Desse total, quatro se envolveram em furtos e o restante com tráfico de drogas sem uso de armas.

 

Com relação à origem dos adolescentes, três são da capital e os outros são de Nova Friburgo, na Região Serrana; Rio das Ostras e Cabo Frio, na Região dos Lagos; e São Gonçalo, na Região Metropolitana.

 

A decisão foi tomada pela Vara de Execuções de Medidas Socioeducativas do Tribunal de Justiça e encaminhada ao Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), órgão do governo do estado responsável pela execução das medidas socioeducativas, previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, e aplicadas pelo Poder Judiciário a jovens em conflito com a lei.

 

Agora, cabe ao Degase entrar em contato com os familiares dos adolescentes beneficiados pela decisão.

 

Os do interior serão levados pelas famílias para suas cidades de origem e os juízes das Varas de Infância locais vão acompanhar a liberdade assistida. No caso do Rio, eles também serão entregues às famílias e acompanhados pelos juízes das Varas de Infância da Capital.

 

Outros casos possíveis de liberdade assistida estão sob análise da Justiça, e cerca de 400 menores infratores devem ser soltos no estado do Rio de Janeiro.

 

A medida foi determinada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que limitou a taxa de ocupação das unidades socioeducativas em até 119% da capacidade.

 

O Degase tem 25 unidades em todo o estado do Rio de Janeiro, sendo nove de internação e o restante de semiliberdade.

 

Atualmente, as de internação estão com taxa de ocupação 86,6% maior que a capacidade máxima, enquanto que nas de semiliberdade há 142 vagas ociosas.

 

Além do Rio de Janeiro, a decisão de Fachin também vale para unidades de internação do Ceará, Bahia e Pernambuco.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo