STJ acata pedido da prefeitura de São Paulo para permitir cobrança diferenciada do vale-transporte

Vale-transporte

Publicado em 16/06/2019 - 13:30 Por Nelson Lin - São Paulo

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, deferiu o pedido do município de São Paulo para permitir novamente a cobrança diferenciada do vale-transporte, na capital paulista, cassando 19 liminares contrárias.

 

Ainda segundo decisão do STJ, até a análise do mérito pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, as mudanças nas regras de integração do vale-transporte se mantêm como estavam desde dezembro de 2018.

 

Em decreto do ano passado, a prefeitura estabeleceu tarifa diferenciada para o vale-transporte do trabalhador, que passou a ser R$ 4,57 ante os R$ 4,30 da tarifa comum. Além disso, outro decreto da prefeitura, em fevereiro deste ano, diminuiu o número de viagens que o usuário do vale- transporte poderia fazer, de quatro para três, no período de 3 horas.

 

No entanto, ainda em março, o Tribunal de Justiça barrou a mudança, a pedido do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e da Defensoria Pública, alegando que isso discriminava os usuários de vale-transporte. Mas a prefeitura só iniciou a mudança para restabelecer os valores da tarifa no último dia 10.

 

Em nota, o Idec informou que a ação não foi afetada pela decisão do STJ, mantendo, assim, a determinação da prefeitura de cobrar os mesmos valores do bilhete único e do vale-transporte. O instituto também afirmou que lamenta que a prefeitura insista em iniciativas que impactam, principalmente, a população da periferia.

 

Por sua vez, a prefeitura informou que a decisão do STJ abrange apenas a liminares anteriores, que já haviam sido ganhas pela prefeitura, mas que a Procuradoria-Geral do Município entrou com pedido para extensão dos efeitos da decisão do STJ sobre as liminares concedidas pelo Tribunal de Justiça ao Idec e à Defensoria Pública.

 

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo