Hackers suspeitos de invasão de celulares terão audiência de custódia nesta terça

Invasão de celulares

Publicado em 29/07/2019 - 22:17 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Audiência de custódia vai definir se hackers continuarão presos. A Justiça Federal, em Brasília, marcou para esta terça-feira (30) a audiência de custódia com os quatro presos suspeitos de hackearem o celular de autoridades brasileiras, entre elas, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o presidente Jair Bolsonaro.

 

A audiência será presidida pelo juiz Vallisney Oliveira, que cuida deste caso, e vai avaliar se eles continuam presos ou não. Os acusados cumprem prisão temporária, que foi prorrogada por mais cinco dias na semana passada. A prisão foi justificada sob o argumento de que eles poderiam destruir provas e atrapalhar a investigação.

 

A audiência de custódia é um procedimento obrigatório para se verificar a necessidade e legalidade da detenção de qualquer suspeito.

 

Eles foram presos na última terça-feira e, em depoimentos, um deles afirma que entrou em contato o jornalista Glenn Grenwald, do site The Intercept Brasil, por meio da ex-deputada Manuela D’ávila. Em parceria com outros veículos, o site tem divulgado conversas de autoridades vazadas do aplicativo Telegram.

 

A ex-deputada Manuela D'Ávila confirmou o contato feito por uma pessoa não identificada em sua conta no Telegram e disse ter passado o contato do jornalista Gleen porque a pessoa afirmava ter em mãos provas de atos ilícitos praticados por autoridades.

 

Na nota, Manuela diz que vai orientar os advogados para entregarem imediatamente à Polícia Federal as cópias das mensagens recebidas pelo aplicativo Telegram. Ela também se colocou à disposição para prestar esclarecimentos e para apresentar o celular à exame pericial.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo