Justiça prorroga prisão de hackers suspeitos de invadir celulares de autoridades

Hackers

Publicado em 27/07/2019 - 20:53 Por Anna Luísa Praser - Brasília

A Justiça Federal decidiu prorrogar por mais cinco dias a prisão dos quatro hackers acusados de invadir celulares de diversas autoridades brasileiras.

 

O texto da decisão alega que a medida é necessária para aprofundar as investigações sobre caso, já que, em liberdade, eles poderiam eliminar provas e atrapalhar as investigações.

 

Durante os interrogatórios, um dos envolvidos teria citado um contato com a ex-deputada Manuela D'Ávila e afirmado que foi ela quem fez a ponte entre o hacker e o jornalista  Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil - e que tem divulgado sucessivas conversas de autoridades vazadas do aplicativo Telegram.

 

Por nota, a ex-parlamentar confirmou o contato feito por uma pessoa não identificada em sua conta no Telegram. Ela narra, que na ocasião, a invasão do celular dela teria sido feita no estado de Virgínia, Estados Unidos.

 

Nesse mesmo contato, a pessoa disse ser alguém que tinha em mãos provas de graves atos ilícitos praticados por autoridades brasileiras, e disse querer divulgar o material.

 

Manuela diz, ainda, que, pensando se tratar de uma armadilha de seus adversários políticos, repassou ao invasor o contato do jornalista Glenn Greenwald.

 

Na nota, ela confirma a informação já passada em depoimento pelo hacker, de que nenhum pagamento foi combinado ou recebido pelas duas partes - e diz que vai orientar os advogados para entregarem imediatamente à Polícia Federal as cópias das mensagens recebidas pelo aplicativo Telegram. Ela também se colocou à disposição para prestar esclarecimentos e para apresentar o celular a exame pericial.

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo