Nutricionista cria aplicativo que desvenda o mistério dos ingredientes de nomes impronunciáveis

Rótulos

Publicado em 27/07/2019 - 11:38 Por Eliane Gonçalves - Brasília

Os rótulos dos alimentos nunca foram uma preocupação para o motorista Jeferson Venturini.

 

Mas ele topa o desafio de ler de que é feito o pão de forma que acabou de comprar. Farinha de trigo integral, farinha de trigo fortificada...

 

Sete ingredientes depois: farinha de malte, conservadores pro pro prionato de cálcio, emulicicantes, que nomes difíceis da gota viu?

 

Jeferson nunca imaginou que, ao comprar um simples pão, estivesse levando tanto produto estranho pra casa.

 

A rotulagem de produtos alimentícios é tema em disputa no Brasil. Rótulos claros podem ajudar o consumidor a fugir de alimentos que fazem mal a saúde. Geralmente aqueles que tem sal demais, gordura em excesso, açucares escondidos e vários produtos químicos na receita.

 

Foi pensando nisso que a nutricionista Carolina Grehs criou o aplicativo Desrotulando. A ferramenta lê o código de barras do produto e traduz para pessoas como Jeferson o que significa cada palavra complicada e o quanto ela pode ser prejudicial à saúde. Carolina, que mora no Canadá, explicou porque resolveu ajudar a traduzir os rótulos dos alimentos:

Últimas notícias
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo
Educação

Com impasse na negociação, universidades federais devem ampliar greve

Mais nove universidades federais devem entrar em greve nesta próxima semana. A informação foi divulgada pelo Andes, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Para povos indígenas, demarcação de terras é fundamental, diz ministra

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo