PF diz que material colhido de celulares invadidos será preservado até que Justiça defina destino

Celulares invadidos

Publicado em 25/07/2019 - 22:46 Por Kariane Costa - Brasília

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, confirmou que foi alvo da atuação de hackers.

 

Segundo o ministro, o fato foi comunicado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

 

Na nota divulgada à imprensa, Noronha afirma ainda que o ministro Moro informou que o material obtido vai ser descartado para não devassar a intimidade de ninguém.

 

A Policia Federal também divulgou nota informando que, por enquanto, o conteúdo das mensagens será preservado, pois é parte de diálogos privados, obtidos por meio ilegal, e que cabe à justiça definir o destino do material. A destruição é uma das opções, diz o  comunicado. A PF esclareceu ainda que as investigações não têm como objeto a análise das mensagens.

 

De acordo com a Polícia Federal, as quatro pessoas presas na terça-feira sob a acusação de invasão do celular de Moro, também teriam roubado dados de mil vítimas, entre elas  autoridades do Legislativo, Judiciário e do Executivo.

 

O presidente do Senado Davi Alcolumbre, em nota disse, que recebeu com indignação e repulsa a notícia que seu foi celular hackeado.E lembrou da CPI Mista do Congresso Nacional que vai investigar notícias falsas, as fake news.

 

Já o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, informou que não utiliza o aplicativo Telegram e que teve conhecimento de um suposto hackeamento pela imprensa. O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, também tiveram os telefones invadidos pelos hackers.

 

Dois partidos divulgaram nota.   Democratas, que anunciou a expulsão de Walter Delgatti Neto, um dos hacker presos filiado a legenda. E o Partido dos Trabalhadores, que negou informação dos advogados de dois hackers presos pela Policia Federal, de que havia interesse em vender o conteúdo das interceptações para o PT.

 

Na nota, a legenda repudiou as afirmações, afirma que as autoridades tentam envolver o PT no caso e que vai se defender na Justiça.

Últimas notícias
Saúde

Saúde inclui pacientes de papilomatose respiratória na vacina de HPV

O Ministério da Saúde ampliou o grupo que pode receber a vacina contra o HPV. Os pacientes com papilomatose respiratória recorrente foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação.

Baixar arquivo
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo